Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL: Evento na USP discute Inteligência Artificial, desigualdade social e combate às fake news em novo paradigma de cidade da UNESCO

À medida que as tecnologias e o acesso às informações avançam, a preocupação acerca da avalanche de desinformação também cresce em paralelo. Segundo a CNN, “no Brasil, quatro em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas todos os dias. O número é ainda maior entre os brasileiros que se preocupam em cair em fake news ou que seus parentes caiam. Nesse cenário, o índice sobe para 65%.” Ou seja, ter consciência sobre a realidade deste cenário de inovações, pós-verdade e pós-humanismo, faz com que não somente a percepção do cidadão sobre conteúdos e abordagens recebidas, principalmente pelas redes sociais, cresça, como também esse senso crítico acabe, de certa forma, inibindo a população de cair em narrativas falaciosas. Em resumo, uma nova realidade híbrida está sendo construída, integrando o mundo digital e físico, os novos estilos de vida e as novas tecnologias, sobre a qual todos devemos aprender a lidar.

Mas como evitar que as fake News, pós-verdades ediscurso de ódiodominem nossa sociedade, promovendo um caos jamais visto em toda a história da humanidade? Como fazer com que uma cidade e seus cidadãos estejam atentos e preparados para o que há de vir utilizando as novas tecnologias de forma humanizada e humanizadora? 

Pensando nisso, a UNESCO lançou, em 2018, um paradigma de cidade que visa integrar as novas tecnologias com as necessidades dos municípios e diversidades, tendo sempre como foco a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI, ou MIL em inglês) do próprio cidadão. O paradigma Cidades MIL (Media Information Literacy), portanto, tem como objetivo promover a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento confiável, bem como práticas transdisciplinares cotidianas relacionadas à construção de cidades mais humanas, criativas, inteligentes, sustentáveis e saudáveis, que integrem as plataformas digitais e os espaços urbanos de maneira participativa, sempre pensando nos diversos tipos de cidadãos como o centro das ações. Para isto se utilizam indicadores e métricas que podem ser consultados no livro Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, métricas segundo a visão de UNESCO que dá título ao evento ou o breve texto As cidades mil da UNESCO e o futuro dos espaços urbanos com o vídeo que o acompanha.

E para fomentar o debate acerca deste tema tão necessário, o Programa de Integração da América Latina e Caribe da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), o Grupo internacional de pesquisa Criatividade, Inovação, Comunicação, Marketing e Cidades da USP (CRIARCOMC) e a UNESCO MIL ALLIANCE promovem a 1ro. Encontro “Das cidades Inteligentes às Cidades MIL da UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais. Esta sessão de alto nível terá dois painéis, um às 14h e outro às 16h, que trarão os 5 principais agentes da inovação: professores, empresários, gestores de políticas, artistas e cidadãos comuns para discutir ações e experiências mundiais que tenham enfoque MIL, sempre tendo em vista o combate às fake News e discurso de ódio, transcender as barreiras culturais, a diminuição da desigualdade social, o papel do urbanismo e a Inteligência Artificial (IA) na construção dessas cidades, inclusão digital e a regulamentação das tecnologias como a IA para uso em benefício do cidadão, e não contra ele.

Os panelistas falarão 10 minutos cada um e no final de cada painel se fara um breve debate com a plateia. A previsão da duração é de 1 hora e media cada painel.

Entre os painelistas presentes no dia destacam a empresária Luiza H. Trajano, presidenta do Magazine Luiza; a escritora e apresentadora Rosana Herman; o ator e fundador dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira; os professores titulares Carmen Marta Lazo, diretora de cursos de extensão e do grupo de pesquisa de Informação Midiática da Universidade de Zaragoza, Espanha, e José Antônio Gabelas-Baez, também desta Universidade, Sr. Devanir Cavalcante, Embaixador do Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS no Brasil, Sr. Thomas Law, Presidente do Instituto Ibrachina, assim como os professores titulares da USP, Marilene Proença Rebello Souza, Coordenadora do PROLAM e Nabil George Bonduki, eminente arquiteto e político, entre outros.

O evento contará com uma exposição de artes plásticas com obras do Professores doutores  Dorinho Bastos da USP.e Carla Fatio que explicitaram em outras linguagens o conceito de Cidade MIL.

O objetivo principal deste evento é que os participantes compartilhem ideias, estratégias, políticas e boas práticas que podem ir na linha das Cidades MIL de UNESCO para contribuir na prática a transformar os espaços urbanos utilizando tecnologias, mas com ética, valorizando as diversidades e transcendendo barreiras culturais e desigualdades. 

No dia se presentará pelo seu vice-coordenador o Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz, o Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL, na perspectiva da UNESCO (CIIDCMIL). Chibás Ortiz é também o Co-lider internacional do Grupo de Inovação de UNESCO MIL ALLIANCE. Na data se lançara o livro das Cidades MIL além da Inteligência Artificial, com Inovação Social, ESG e Agenda 2030, editado pela Universidade de São Paulo e UNESCO MIL ALLAINCE que possui capítulos de vários dos panelistas nacionais e estrangeiros, assim como de outros autores dos cinco continentes. Também se presentará o Curso MOOC Cidades MIL, que se oferecerá gratuitamente e que pretende formar multiplicadores desse enfoque mais humanista, participativo e inclusivo das cidades.

Este evento, que acontecerá no próximo 30 de abril no Auditório da FAU-USP, terá entrada gratuita e é um evento preparatório do IIII Pensar e Repensar América Latina que acontecerá na USP em novembro, também organizado pelo PROLAM-USP. Mas sugere-se que antecipe sua inscrição no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY8wfw6OUlkeRwOS6ykZYgGHmtxccPEkuZ5ImZnk8IxlUQbg/viewform 

SERVIÇO:

Evento: Das cidades inteligentes às Cidades MIL de UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais.

Local: Auditório da FAU-USP: R. do Lago, 876 – Cidade Universitária Campus Butantã, Butantã, São Paulo – SP, 05508-080

Data: 30.04.2024

Horários: Painel 1 às 14h e painel 2 às 16h.

Email: chibas_f@yahoo.es

Instagram: @cidadesmilbrasil  

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *