X ENCONTRO INTERNACIONAL Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade

24 e 25 de janeiro de 2024 – HAVANA, CUBA
Tema central: Cidades UNESCO MIL além da Internet e da
Inteligência Artificial: comunicação de bairro e
comunidade

A Diretoria de Cultura Plaza e o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Diretoria de Cultura do Conselho da Praça da Revolução, com a colaboração do Conselho Nacional de Casas de Cultura (CNCC) do Ministério da Cultura de Cuba, convida você a participar do X Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade que será realizado nos dias 24 e 25 de janeiro de 2024, a partir das 08:30 am. em Havana, Cuba. Este encontro foi realizado em suas edições anteriores em Cuba e no Brasil conta com o apoio da UNESCO, UNICEF e nesta ocasião acontecerá no Centro Cultural La Plaza nos dias 31 e 2, Vedado, espaço que sediou edições anteriores.

O tema central será Cidades MIL da UNESCO além da Internet e da Inteligência Artificial: Comunicação, bairro e comunidade.

Objetivos: 

• Impulsar um espaço de articulação e intercâmbio de experiências nos temas de criatividade, inovação, comunicação, marketing e cidades no contexto das novas tecnologias e da Inteligência Artificial (IA), dentro e fora da Internet.

• Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nestas áreas e projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre a contribuição desses temas para o desenvolvimento humano nos bairros, comunidades e cidades.

• Promover a reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (criatividade, inovação, comunicação, marketing) no desenvolvimento dos territórios urbanos e seus projetos culturais responsáveis, através da produção e socialização de ações que utilizam a Inteligência Artificial (IA) e as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

• Discutir experiências inovadoras através de visitas a bairros e comunidades urbanas que albergam projetos culturais comunitários participativos, bem como analisar a possível contribuição das novas tecnologias e IA nestes processos.

Justificativa: 

Este evento tem seu precedente natural nas nove edições anteriores. Construímos essa visão em conjunto com a gestão do Plaza Culture, bem como com outros atores sociais durante eventos anteriores, com o objetivo de transformar vários preceitos teóricos em realidade prática, como os propostos para a iniciativa UNESCO MIL City, a Agenda 2030, o Consenso de Pequim sobre IA e Educação, IA e Educação: Orientações para Formuladores de Políticas, Recomendações do Evento Internet de Confiança e Roteiro para Cooperação Digital do Secretário-Geral das Nações Unidas, entre outros.

Os organizadores acreditam que os pilares: Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade em que se baseia o tema central deste evento, Cidades UNESCO MIL além da Internet e Inteligência Artificial: Comunicação de vizinhança e comunitária, são fatores que, bem articulados e geridos, eles levar à expressão de elevados níveis de criatividade e inovação individual, grupal, organizacional, comunitária e social, bem como à formação de verdadeiros cidadãos.

É preciso dizer que a cultura é aqui entendida como um estilo de vida construído e a comunidade e a sociedade são vistas, de forma mista ou híbrida, mesclando o ambiente físico no qual as pessoas desenvolvem suas relações sociais, culturais, tecnológicas e educacionais, bem como os vários ecossistemas virtuais onde novas identidades são encontradas e construídas.

Entre os temas específicos presentes nesta ocasião está MIL Cities (Media Information Literacy), conceito apoiado pela UNESCO. O paradigma das Cidades AMI (UNESCO, 2018) integra e engloba a Cidade Inteligente e a Cidade do Conhecimento, uma vez que, para serem verdadeiramente sustentáveis, as cidades inteligentes devem também ser cidades humanas, criativas e educativas.

Isto passa por educar, formar e capacitar os moradores da cidade, de todas as idades e classes sociais, bem como os diferentes atores sociais, dos mais tradicionais aos menos tradicionais, para estabelecerem redes de cooperação e realizarem um exercício crítico, ético, verdadeiramente criativo e responsável. pelas novas infra-estruturas e tecnologias que as cidades contemporâneas oferecem.

Isso envolve também ensinar aos cidadãos, bem como às organizações públicas e privadas, um olhar crítico que facilite a leitura e a superação criativa das barreiras culturais à comunicação que causam ou enfrentam, como foi visto durante as recentes edições da Global MIL Week.

Barreiras culturais na comunicação, como o etnocentrismo, religiocentrismo, sexismo entre outras, costumam estar presentes na educação formal oferecida hoje e nos livros e também nas peças de comunicação e marketing divulgadas nas redes sociais e nos veículos digitais.

A chamada infodemia ou pandemia de informação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclui fakes news, deep fakes, pós-verdades, desinformação, criação de factoides e fatos alternativos, propaganda negativa contra um candidato ou projeto político, criação proposital de narrativas e histórias seletivas com intenções manipuladoras, pós-verdades (acreditar apenas no que reforça a “minha verdade” ou crenças), intolerância, radicalização, etc. obscurece os benefícios de ter mais acesso à informação, à tecnologia e aos novos meios de comunicação digitais.

Promover cidades AMI pode ajudar as cidades a pensar, repensar e agir de forma mais crítica, reflexiva e criativa, colocando-nos assim no caminho da transformação positiva e sustentável.

O conceito de Cidade AMI inclui a atuação em espaços físicos e digitais dos chamados cinco agentes de inovação, segundo Chibás Ortiz: 1. Decisores e governantes de políticas públicas, educadores, 2. Educadores, pesquisadores e estudantes, 3. Empreendedores, starters, canais e plataformas digitais, canais de comunicação, influenciadores, etc., 4. Artistas e gestores culturais e 5. O cidadão comum.

Esta abordagem inclui tanto os atores tradicionais da educação formal (escolas, universidades, professores, estudantes, familiares), como também profissionais do mercado e jornalistas, instituições públicas e privadas, criando redes de pesquisadores, ativistas, ambientalistas, empresários, funcionários do governo, policiais , comissões eleitorais, sistema de transporte, saúde pública, grupos artísticos e culturais, ONGs, associações de classe, bibliotecas, museus, projetos comunitários, etc.

Tudo isto com o objetivo de contribuir para educar e transformar a cidade e os seus habitantes num espaço humano-tecnológico, interativo e que tenha o cidadão no seu centro.

Vários livros foram publicados sobre este tema, entre os quais se destaca o “Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, métricas inspiradas na visão da UNESCO”, organizado pelos professores Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás, com notáveis ​​autores de capítulos em países do cinco continentes. Também o livro publicado pela editora Pueblo y Educación, “A rede de cidades UNESCO MIL e Agenda 2030: educação, comunicação e saúde sustentável!, organizado por Chibás Ortiz.

Em resumo, este evento trata do tema nevrálgico de como construir na prática os bairros, comunidades e cidades que queremos, utilizando a ciência, as tecnologias e os recursos que temos à nossa disposição.

Subtemas: 

1. Marketing e Comunicação de Projetos Socioculturais

2. Indicadores e análises para avaliar bairros, comunidades e cidades da MIL

3. Arte e Cultura (e especialmente a popular) para construir Cidades MIL

3. Papel da Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de cidades humanas, tecnológicas e sustentáveis (Cidades MIL)

4. Criatividade e Inovação Social: Papel dos Cinco Agentes de Inovação em Bairros, Comunidades e Cidades

5. Combata as notícias falsas

6. Transcender com criatividade as barreiras culturais à comunicação, como o gênero, a idade, as pessoas com deficiência física, entre outras.

8. Políticas públicas para construir Cidades MIL

9. Plataformas, modais e a nova mobilidade urbana para construir Cidades MIL

Formas de participação

• Apresentação de trabalhos individuais

• Apresentação de trabalhos em painéis organizados em Grupos de Trabalho

• Conferências e comunicações

•Mesa redonda

• Apresentação e lançamento de livros, cartazes ou outros suportes, peças e obras de arte sobre os temas do evento.

• Participação como delegado ou ouvinte (sem apresentação de obras ou peças)

Modalidade  

Híbrida (Física e digital)

Como enviar trabalhos:

Os interessados ​​em submeter trabalhos deverão enviar um e-mail com cópia destes e-mails:

chibas_f@yahoo.es  

eventointernacionalccmc@gmail.com 

Prazo:

Você deverá enviar as seguintes informações: Título, resumo de no máximo 200 palavras, bem como currículo do autor ou autores, também em 200 palavras), até 16/01/2024.

Destinatários:

Idealizado inicialmente para alunos e ex-alunos do curso de Gestão de Comunicação e Marketing, hoje possui uma abordagem multidisciplinar, o que significa que está aberto também a estudantes, professores e pesquisadores de outras áreas e universidades, além de profissionais do mercado, artistas, ativistas, funcionários, gestores de projetos, bem como outros interessados ​​em conhecer a prática de gestão de bairros, comunidades, cidades, comunicação, marketing e inovação focada nos cidadãos, bem como as perspectivas da UNESCO a este respeito.

Certificações:

Os participantes receberão dois Certificados:

1 – CEACOM da ECA/USP, Brasil

2 – Direção de Cultura do Conselho de Administração da Plaza de la Revolución

Plano de Atividades:

O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de janeiro, mas sugere-se chegar no dia 22 de janeiro e sair de Cuba no dia 28 de janeiro de 2024.

O evento inclui palestras, apresentação de trabalhos, exposições de artistas plásticos, desfile de moda, apresentação de poetas, cantores e bandas no encerramento, visitas técnicas, entre outras atividades.

Estes incluem a apresentação dos livros A Rede de Cidades UNESCO MIL e Agenda 2030: Educação, comunicação e saúde sustentável, organizado por Felipe Chibás Ortiz e editado por Pueblo y Educación com apoio da UNESCO MIL ALLIANCE e Casas Públicas de Cultura: um estudo nacional, de autoria de Yisel Rivero Baxter, Pedro Emilio Moras Puig e Honey Pierda Sarría, editado pelo Instituto Cubano de Pesquisa Cultural Juan Marinello, Conselho Nacional de Casas de Cultura e Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, e Diálogos Pós-Digitais, de autoria de Carnen Marta Lazo e José Antonio Gabelas, editado por Gedisa.

Principais palestrantes:

1. Prof. Dr. bMiguel Barnet – Presidente de Honra da UNEAC (Cuba)

2. Prof. Dr. Alton Grizzle – Quartel General da UNESCO, Paris (França) – A confirmar

3. Prof. Paul Hector – Especialista UNESCO Caribe (Jamaica)

4. Mr. Willian Del Roy, Prefeito de Kingston (Jamaica) – A confirmar

5. Mr. Manuel de Araújo, alcalde da cidade de Quelimane (Moçambique) – A confirmar

6. Mr. Devanir Cavalcanti – Embaixador dos Municípios BRICS no Brasil (Brasil)

7. Mr. Riccardo Sbordoni – Secretário de Cultura do Município/Comuna 7 de Roma (Itália

8. Profa. Dra. Daniela Calderon Porter – Especialista en conservación del patrimonio (México)

9. Profa. Dra. Almudena Barrientos-Báez – Profa. Universidade Complutense de Madrid (Espanha)

10. Prof. Dr. David Caldevilla Domínguez – Prof. Universidade Complutense de Madrid (Espanha)

11. Profa. Dra. Carmen Martha Lazo – Diretora de Cursos Extraordinários e Coordenadora do Grupo de Investigação em Comunicação e Informação Digital (GICID) da Universidade de Zaragoza (Espanha)

12. Profa. Dra. José Antonio Gabelas – Prof. Universidade de Zaragoza (Espanha)

13. Prof. Dr. Mitsuru Yanaze – Coordenador do CEACOM da Universidade de São Paulo (Brasil)

14. Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz – Coordenador do Grupo de Investigação CRIARCOMC da Universidade de São Paulo e Co-líder do

Grupo de Inovação (Ciudades MIL da UNESCO) (Cuba/Brasil)

15. Prof. Dr. Dorinho Bastos – Universidade de São Paulo (Brasil)

16. Profa. Dra. Rosangela Hilario -, FFCLCH/ USP, Miembro del Consejo de Desarrollo Económico Social Sostenible da Presidencia de la República, Coordenadora da Red Brasileña de Mujeres Científicas (Brasil).

17. Profa. Dra. Veronica Yarnykh – Universidade da Mongólia e Colíder do Grupo de Inovação (Ciudades MIL da UNESCO) (Cuba-Brasil) (Mongólia)

18. Prof. Dr. Emmanuel Komi Kounakou – Diretor da PAFEME e Co-líder da iniciativa UNESCO MIL Cities en Africa (Canadá/Togo)

19. Harold Vergara Padrón – Director Municipal de Cultura do distrito Plaza de la Revolución (Cuba)

20. Profa, Mestre Celia Rosa Alonso Navarro – Conselho Nacional de Casas de Cultura (Cuba)

21. Profa. Mestre Rosa Maria Perez Gutierrez – Presidente Nacional da Associação Cubana de Comunicadores Sociais-ACCS (Cuba)

22. Prof. Esp. Carlos Lima – Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria de Educação de São Paulo (Cuba)

Presidente de Honra

Prof. Dr. Miguel Barnet – Presidente de Honra UNEAC

Presidentes

Prof. Dr. Harold Vergara Padrón – Diretor de Cultura Plaza

Prof  Dr. Mitsuru  Higuchi Yanaze – Coordenador do CEACOM/USP (Brasil)

Coordenadores Gerais: 

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz – UNEAC/CEACOM/USP (Cuba-Brasil)

Prof. Msc. Orlando Gutierrez – FCOM/UH (Cuba)

Prof. Msc. José – Subdirector de Cultura de Plaza (Cuba)

Prof. Msc Celia Rosa Alonso – Cultura Plaza (Cuba)

Comité organizador

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz – UNEAC/CEACOM/USP (Cuba/Brasil)

Prof. Dr. Harold Vergara Padrón – Director Municipal de Cultura del distrito Plaza de la Revolución (Cuba) 

Sra. Irisday Ramirez– Vicepresidencia del Consejo Nacional de Casas de la Cultura/MINCULT (Cuba)

Prof. MsC. Orlando Gutierrez – FCOM/UH (Cuba)

Sra. Ariadna Martinez – Consejo Nacional de Casas de la Cultura/MINCULT (Cuba)

Master Celia Rosa Alonso Navarro – Consejo Nacional de Casas de Cultura (Cuba)

Prof. Esp. Mileydi Castro – (Cuba)

Sra. Esp. Thais Fleitas – (Cuba)

Sra. Esp. Ivet Jiménez Rodríguez – (Cuba)

Comisión científica

Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze – Coordenador do CEACOM/ECA/USP (Brasil)

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz – UNEAC/CEACOM/USP (Cuba)

Prof. Dorinho Bastos – CEACOM/ECA/USP (Brasil)

Prof. Júlio C. Suzuki – Coordenador do Programa de Integração Latino-Americana -PROLAM//USP (Brasil)

Prof. Dra. Heloiza Matos – CEACOM/ECA/USP (Brasil)

Prof. Doutor Santiago Tejedor Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha)

Prof. Dra. Almudena Barrientos-Báez – Profa. Universidade Complutense de Madrid (Espanha)

Prof. Orlando Gutierrez – FCOM da Universidade de Havana (Cuba)

Prof. Dra. Veronica Yarnykh – Universidade Estatal Russa de Humanidades (Moscou)

Prof. Dr. Venancio Elias Caballero Universidade do Panamá (Panamá)

Dr. Avelino Víctor Couceiro Rodríguez – Diretoria de Cultura Plaza / UNEAC – (Cuba)

Línguas oficiais do evento: 

Você pode escolher em ambas fases do evento (digital ou presencial)falar Português, Espanhol ou Inglês.

Investimento: 

O valor será de 150,00 CUC, moeda cubana ou seu equivalente em dólar americano ou US$ que são 150 US$(Cento e cinquenta USD). 

Resumindo, de acordo com o câmbio atual seriam 150,00 dólares americanos assim divididos: 100, 00 US$ (cem USD) a ser depositados a favor de Mitsuru Higuchi Yanaze & Associados, de CNPJ 59696591/0001-26, na conta do Banco Bradesco – Agência: 0156-2 – Conta Corrente: 163583-2. para garantir sua presença e posteriormente entregaria  US$ 50,00 (cinquenta USD)no ato da Inscrição em Cuba no dia 24/01/2024. 

Favor fazer o depósito da primeira parcela de 100 USD ate o 18/12/2023 e enviar o comprovante de pagamento para o mail chibas_f@yahoo.es 

Contacto:

Prof. Dr. Felipe Chibás Email: chibas_f@yahoo.es

Visitas Técnicas Extra-evento:

DOMINGO 21/01/2024

Manhã

Boas vindas 

Capitolio

Tarde

15:00 h Callejón del Hamel

SEGUNDA 22/01/2024

Manhã

Direção Municipal de Cultura Plaza – Encontro com autoridades cubanas

Fundação Fernando Ortiz

Projecto Quisicuaba

Tarde

Visita a Campus da Universidade La Habana

Barrio LA Timba (o bairro, projectos socioculturais e desenvolvimento local)

TERÇA 23/01/2024

Livre 

QUINTA 25/01/2024 

Noite

Despois do encerramento do evento en 31 y 2, visita a FAC – Fabrica de Arte Cubano

SEXTA 26/01/2024

Manhã

Sede de Habana Club 

Tarde

Centro Experimental de las Artes Visuales (23 y C)

Memorial José Martí (Plaza de La Revolución)

Delirio Habanero Café Cantante

Investimento:
O valor será de 150,00 CUC, moeda cubana ou seu equivalente em dólar
americano ou US$ que são 150 US$(Cento e cinquenta USD).
Resumindo, de acordo com o câmbio atual seriam 150,00 dólares americanos
assim divididos: 100, 00 US$ (cem USD) a ser depositados a favor de Mitsuru
Higuchi Yanaze & Associados, de CNPJ 59696591/0001-26, na conta do Banco
Bradesco – Agência: 0156-2 – Conta Corrente: 163583-2. para garantir sua
presença e posteriormente entregaria US$ 50,00 (cinquenta USD)no ato da
Inscrição em Cuba no dia 24/01/2024.
Favor fazer o depósito da primeira parcela de 100 USD ate´o 18/12/2023 e enviar o
comprovante de pagamento para o mail chibas_f@yahoo.es
Contacto:
Prof. Dr. Felipe Chibás Email: chibas_f@yahoo.es

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