Este novo livro foi publicado em 2020 pelo CEACOM da Universidade de São Paulo com o apoio do GAPMIL da UNESCO. Aborda o conceito das Cidades MIL defendido pela UNESCO. Possui autores de 14 países experts dessa entidade, assim como renomados pesquisadores, profissionais de mercado e ativistas.


Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing - ECA/USP

Aliança Global Para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional


Principais conceitos

O framework Smart Cities ou Cidades Inteligentes surge no início deste século e investe grandemente em novas tecnologias aplicadas na governança eletrônica, administração pública, planejamento urbano, meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e na economia, com o intuito de se ter uma melhor qualidade de vida nas cidades. A ênfase deste framework é nas novas tecnologias.
O framework de Cidades MIL ou MIL Cities ou ainda, Cidades Media and Information Literacy, defendido pela UNESCO e por Alton Grizzle, surge em 2018 em eventos dessa organização. É uma evolução do conceito de Cidade Inteligente e Cidade do Conhecimento, dado que para ser verdadeiramente sustentável, as cidades inteligentes também devem ser cidades MIL. Isto implica educar, capacitar e empoderar os moradores das cidades de todas as faixas etárias e classes sociais, assim como os diversos stakeholders dos mais tradicionais até os menos tradicionais, como por exemplo as startups, metrô e outros modais públicos da cidade, agências de comunicação e marketing, bancos, dentre outros, para que estabeleçam redes de cooperação e façam um uso crítico, ético, verdadeiramente criativo e responsável das novas infraestruturas e tecnologias que oferecem as cidades contemporâneas. A ênfase neste framework, diferente dos anteriores, está nos elementos humanos e não no tecnológico.
Uma métrica é um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica. Em virtualmente todas as disciplinas, os praticantes usam métricas para explicar fenômenos, diagnosticar causas, compartilhar descobertas e projetar os resultados futuros “(BENDLE, 2006).

Versão em Realidade Virtual

A partir dos conceitos apresentados, o Prof. Dr. Heliodoro Bastos, renomado catunista conhecido por Dorinho, escreveu um capítulo do livro recheado de cartuns que provocam a reflexão sobre as Cidades MIL. A partir deste capítulo, o Prof. Dr. Leandro Yanaze, autor de outro capítulo do livro, propôs a criação de um ambiente em Realidade Virtual para promover a imersão nos cartuns. Veja o resultado:

CIDADES MIL EM REALIDADE VIRTUAL


Professores


Prof. Dr. Mitsuru H. Yanaze

Prof. Dr. Mitsuru H. Yanaze

Prof. Titular, Coordenador do EACOM da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), formador de gerações de profissionais e autor de livros best seller na área de marketing, comunicação e ROI em Comunicação. Organizador do livro.

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz

Professor Livre Docente, Representante para América Latina e o Caribe do GAPMIL da UNESCO , integrante do CEACOM, autor de inúmeros livros sobre Inovação, Marketing etc. Organizador do livro.

Prof. Dr. Dorinho Bastos

Prof. Dr. Dorinho Bastos

Prof. Livre Docente do CEACOM da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e renomado cartunista. Autor da capa e de capítulo com os cartoons no livro.

Prof. Dr. Leandro K. H. Yanaze

Prof. Dr. Leandro K. H. Yanaze

Prof. Dr. na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor de diversos livros sobre comunicação digital. Autor de capítulo no livro e desenvolvedor da versão em Realidade Virtual.


Autores

Prefácio Jesus Lau (Presidente do GAPMIL – UNESCO)
Introdução Mitsuru Yanaze, Felipe Chibás Ortiz (CEACOM/USP)
Nota preliminar Felipe Chibás Ortiz (Representante da América Latina e Caribe do GAPMIL da UNESCO)
0. Métricas das Cidades MIL e Inteligência Artificial sob olhar da UNESCO: caso São Paulo Felipe Chibás Ortiz, Alton Grizzle, Aline M. Borges, Flávia Rudge Ramos, Barbara Mazzetti e Orlando da Silva Junior (Cuba, Jamaica, Brasil)
1.1. Bibliotecas como Puentes de Aprendizaje y Empoderamiento para las Ciudades MIL Estrella Luna Muñoz (México)
1.2. Harnessing the Power of Libraries in Nairobi to become Media and Information Literacy Learning Centres Wallace Gichunge (Quênia)
2.1. The Best Place in the World: Modeling the Neighborhood Howard Blumenthal (Estados Unidos)
2.2. Transit Digital Art Lab: A Case Study Paul Guzzardo (Estados Unidos)
3.1. Roll of City hall, Public Institutions and Citizens to build MIL cities Maja Zaric (Sérvia)
3.2. Launching MIL Projects in Hong Kong under the Smart City Blueprint Alice Y. L.Lee (China)
3.3. A Comunicação Pública como intersecção para a Construção de um Conceito de Cidade MIL – a Prefeitura de São Paulo Simone Denise Gardinali Navacinsk e Elaine Cristina Gardinali (Brasil)
4.1. Health Institutions have Preventive Health Information like Mil Cities: Metrics and Actions Milouda Boichou (Marrocos)
5.1. Alfabetização Midiática Informacional na cidade de São Paulo: Um novo olhar sobre Cultura, Arte, Lazer, Esporte e Turismo Davi Mayer (Brasil)
6.1. MIL Cities and the role of African Universities: Observing the relevance of Information Ethics programmes in six African countries Rachel Fischer e Coetzee Bester (África do Sul)
6.2. Media and Information Literacy in the Higher Education System on the Post-soviet Space: Potential and Development Prospects Irina Zhilavskaya (Rússia)
6.3. As Cidades Universitárias como Cidades MIL: Estudo de Caso do Centro Universitário FACENS Regiane Relva Romano (Brasil)
6.4. Trilhas Pedagógicas para a Cidadania no desenvolvimento de Cidades MIL Leandro Key Higuchi Yanaze, Edna de Mello Silva, Yohhan dos Santos Ribeiro, Andreia Neves Asami (Brasil)
7.1. Technological and Cultural dimensions of a safe MIL city Giovanna Gianturco e Mariella Nascenzi (Itália)
8.1. Fake News and Media Literacy in Jamaica: The Influence of the Broadcasting Commission as a Component of a Global MIL City Jeffery Deans (Jamaica)
9.1. Inteligência Artificial, Startups e Canais Digitais: inclusão, eficiência e qualidade no atendimento para organizações nas Cidades MIL Rúbia Steiner (Brasil)
10.1. Security within MIL cities: how the citizen-reporter relationship plays na essential role in Journalism Rachel Schnalzer (Estados Unidos)
11.1. Creating a SMILE centre in Tunis: MIL, Governance and Sustainability Divina Frau-Meigs (França)
11.2. Strengthening data and Information Literacy for Inclusive, Safe, Resilient and Sustainable Cities in the Global South (focus on India and Africa) Jagtar Signh e Kiran Pandey (Índia)
12.1. Alfabetização Midiática para formar cidadãos que usem de forma responsável a internet rumo às Cidades MIL Ruth Manus (Brasil)
12.2. Mais Mulheres na Política: um Desafio para as Cidades MIL Wania Torres (Brasil)
13.1. From Smart cities to MIL cities: Integrating Media, Information and Digital Literacy in City Plans for Sustainable Smart Cities Jude Chukwunonso Abugu (Nigéria)
13.2. Objetivos e Metas de Comunicação Integrada para as Cidades Sábias/MIL (Wise and Media and Information Literacy Cities) Mitsuru Yanaze (Brasil) e Felipe Chibás (Cuba/Brasil)
13.3. La Habana de 500 a MIL: aportes desde la Antropología Urbana con los medios Avelino Víctor Couceiro Rodríguez (Cuba)
13.4. As Cidades MIL: um Olhar com Cartoons Dorinho Bastos (Brasil)