Marketing Bancário: práticas por trás do outro lado da moeda

Marketing Bancário tem se esforçado para se adaptar ao novo perfil de cliente nos últimos tempos. Isso porque o cenário digital revolucionou todos os segmentos da indústria, inclusive os bancos. Com cada vez mais instituições financeiras surgindo, mais modernas e acessíveis, os bancos tradicionais têm corrido para acompanhar a modernidade e disputar em equilíbrio a concorrência do mercado bancário. 

Dessa maneira, esse tipo de marketing é responsável pelo processo de criar, comunicar e entregar valor aos usuários, tornando-se uma área importante dentro da indústria financeira. Isso porque auxilia instituições a atrair e reter pessoas, aumentar as vendas de produtos e serviços financeiros e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Qual a importância do Marketing Bancário atualmente?

Nos dias atuais, a ECA-USP enxerga o Marketing Bancário como um fator extremamente importante, visto que a população possui total acesso à informações e opções do que nunca. Além disso, o serviço pode ajudar as instituições a aumentarem sua rentabilidade e reduzir custos por meio de estratégias de atração e vendas.

Outro motivo fundamental para implementar o marketing bancário em sua organização financeira, refere-se à evolução tecnológica que, por sua vez, tem mudado a forma como os bancos fazem negócios. O setor está cada vez mais utilizando a tecnologia para aperfeiçoar a eficiência e melhorar a experiência do consumidor. Dessa forma, o Marketing Bancário ajuda essas empresas a comunicar esses avanços aos usuários, demonstrando o valor que elas proporcionam.

Outro fator crucial que afeta diretamente na longevidade dos bancos são as regulamentações que, a princípio, estão cada dia mais rígidas. Assim, o marketing ajuda as companhias financeiras a comunicarem essas mudanças regulatórias de forma clara e didática para que os clientes entendam como isso pode afetar os serviços contratados.

3 Estratégias modernas de marketing para bancos

Para atingir o sucesso no Marketing Bancário, é preciso elaborar estratégias diferenciadas, por isso, conheça a seguir as melhores estratégias do marketing atual para bancos.

1. Realidade virtual e aumentada

Os bancos podem se beneficiar das inovações da realidade virtual para proporcionar experiências imersivas aos seus clientes. Como por exemplo, criar um cenário visual demonstrando como o dinheiro pode ser rentável e como os investimentos podem ajudá-los a atingir seus objetivos financeiros.

2. Programas de fidelidade 

Outra ideia interessante é criar programas de fidelidade personalizados que recompensam os usuários por hábitos financeiros saudáveis, como economizar dinheiro ou realizar investimentos.

3. Marketing de Influência

Os influenciadores têm dominado o mercado de vendas, então por que não utilizar esse recurso para aumentar a visibilidade dos bancos? Por isso, investir em contas de mídias sociais de grande alcance para a divulgação de produtos e serviços financeiros, pode ser uma tática efetiva. 

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