Este novo livro foi publicado em 2020 pelo CEACOM da Universidade de São Paulo com o apoio do GAPMIL da UNESCO. Aborda o conceito das Cidades MIL defendido pela UNESCO. Possui autores de 14 países experts dessa entidade, assim como renomados pesquisadores, profissionais de mercado e ativistas.
Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing - ECA/USP
Aliança Global Para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional
A partir dos conceitos apresentados, o Prof. Dr. Heliodoro Bastos, renomado catunista conhecido por Dorinho, escreveu um capítulo do livro recheado de cartuns que provocam a reflexão sobre as Cidades MIL. A partir deste capítulo, o Prof. Dr. Leandro Yanaze, autor de outro capítulo do livro, propôs a criação de um ambiente em Realidade Virtual para promover a imersão nos cartuns. Veja o resultado:
CIDADES MIL EM REALIDADE VIRTUALProf. Titular, Coordenador do EACOM da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), formador de gerações de profissionais e autor de livros best seller na área de marketing, comunicação e ROI em Comunicação. Organizador do livro.
Professor Livre Docente, Representante para América Latina e o Caribe do GAPMIL da UNESCO , integrante do CEACOM, autor de inúmeros livros sobre Inovação, Marketing etc. Organizador do livro.
Prof. Livre Docente do CEACOM da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e renomado cartunista. Autor da capa e de capítulo com os cartoons no livro.
Prof. Dr. na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor de diversos livros sobre comunicação digital. Autor de capítulo no livro e desenvolvedor da versão em Realidade Virtual.
Prefácio | Jesus Lau (Presidente do GAPMIL – UNESCO) |
Introdução | Mitsuru Yanaze, Felipe Chibás Ortiz (CEACOM/USP) |
Nota preliminar | Felipe Chibás Ortiz (Representante da América Latina e Caribe do GAPMIL da UNESCO) |
0. Métricas das Cidades MIL e Inteligência Artificial sob olhar da UNESCO: caso São Paulo | Felipe Chibás Ortiz, Alton Grizzle, Aline M. Borges, Flávia Rudge Ramos, Barbara Mazzetti e Orlando da Silva Junior (Cuba, Jamaica, Brasil) |
1.1. Bibliotecas como Puentes de Aprendizaje y Empoderamiento para las Ciudades MIL | Estrella Luna Muñoz (México) |
1.2. Harnessing the Power of Libraries in Nairobi to become Media and Information Literacy Learning Centres | Wallace Gichunge (Quênia) |
2.1. The Best Place in the World: Modeling the Neighborhood | Howard Blumenthal (Estados Unidos) |
2.2. Transit Digital Art Lab: A Case Study | Paul Guzzardo (Estados Unidos) |
3.1. Roll of City hall, Public Institutions and Citizens to build MIL cities | Maja Zaric (Sérvia) |
3.2. Launching MIL Projects in Hong Kong under the Smart City Blueprint | Alice Y. L.Lee (China) |
3.3. A Comunicação Pública como intersecção para a Construção de um Conceito de Cidade MIL – a Prefeitura de São Paulo | Simone Denise Gardinali Navacinsk e Elaine Cristina Gardinali (Brasil) |
4.1. Health Institutions have Preventive Health Information like Mil Cities: Metrics and Actions | Milouda Boichou (Marrocos) |
5.1. Alfabetização Midiática Informacional na cidade de São Paulo: Um novo olhar sobre Cultura, Arte, Lazer, Esporte e Turismo | Davi Mayer (Brasil) |
6.1. MIL Cities and the role of African Universities: Observing the relevance of Information Ethics programmes in six African countries | Rachel Fischer e Coetzee Bester (África do Sul) |
6.2. Media and Information Literacy in the Higher Education System on the Post-soviet Space: Potential and Development Prospects | Irina Zhilavskaya (Rússia) |
6.3. As Cidades Universitárias como Cidades MIL: Estudo de Caso do Centro Universitário FACENS | Regiane Relva Romano (Brasil) |
6.4. Trilhas Pedagógicas para a Cidadania no desenvolvimento de Cidades MIL | Leandro Key Higuchi Yanaze, Edna de Mello Silva, Yohhan dos Santos Ribeiro, Andreia Neves Asami (Brasil) |
7.1. Technological and Cultural dimensions of a safe MIL city | Giovanna Gianturco e Mariella Nascenzi (Itália) |
8.1. Fake News and Media Literacy in Jamaica: The Influence of the Broadcasting Commission as a Component of a Global MIL City | Jeffery Deans (Jamaica) |
9.1. Inteligência Artificial, Startups e Canais Digitais: inclusão, eficiência e qualidade no atendimento para organizações nas Cidades MIL | Rúbia Steiner (Brasil) |
10.1. Security within MIL cities: how the citizen-reporter relationship plays na essential role in Journalism | Rachel Schnalzer (Estados Unidos) |
11.1. Creating a SMILE centre in Tunis: MIL, Governance and Sustainability | Divina Frau-Meigs (França) |
11.2. Strengthening data and Information Literacy for Inclusive, Safe, Resilient and Sustainable Cities in the Global South (focus on India and Africa) | Jagtar Signh e Kiran Pandey (Índia) |
12.1. Alfabetização Midiática para formar cidadãos que usem de forma responsável a internet rumo às Cidades MIL | Ruth Manus (Brasil) |
12.2. Mais Mulheres na Política: um Desafio para as Cidades MIL | Wania Torres (Brasil) |
13.1. From Smart cities to MIL cities: Integrating Media, Information and Digital Literacy in City Plans for Sustainable Smart Cities | Jude Chukwunonso Abugu (Nigéria) |
13.2. Objetivos e Metas de Comunicação Integrada para as Cidades Sábias/MIL (Wise and Media and Information Literacy Cities) | Mitsuru Yanaze (Brasil) e Felipe Chibás (Cuba/Brasil) |
13.3. La Habana de 500 a MIL: aportes desde la Antropología Urbana con los medios | Avelino Víctor Couceiro Rodríguez (Cuba) |
13.4. As Cidades MIL: um Olhar com Cartoons | Dorinho Bastos (Brasil) |